Concurso do Melhor Recheio Alemão de São Pedro de Alcântara!

As inscrições para o evento devem ser realizadas através do link acima ou pessoalmente na Casa da Cultura, situada no centro de São Pedro de Alcântara, na Praça Leopoldo Francisco Kretzer. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

COMEMORAÇÃO DOS 195 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ EM SANTA CATARINA

CONCURSO DO MELHOR RECHEIO TÍPICO ALEMÃO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA/SC

DATA: 03 DE MARÇO DE 2024. Domingo

HORÁRIO: 09h30

LOCAL: Pavilhão de festas da Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara

REGULAMENTO DO CONCURSO DO MELHOR RECHEIO TÍPICO ALEMÃO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

 Art. 1° DO CONCURSO

Este concurso é promovido pela Kulturverein August Schntzler – ACAS e Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara – Casa da Cultura e Turismo de São Pedro de Alcântara e será realizado no dia 03 de março de 2024, domingo, nas dependências do Pavilhão de Festas da Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara, às 09h30.

A realização deste concurso é parte integrante da programação das comemorações dos 195 anos de Imigração Alemã em Santa Catarina e tem como objetivo dar visibilidade ao tradicional Recheio Alemão produzido no município de São Pedro de Alcântara, desta forma valorizando e reforçando a gastronomia regional como um atrativo turístico que envolve além do produto típico, também a cultura, a história e os saberes da primeira colônia alemã do estado de Santa Catarina.  

É de responsabilidade dos participantes inscritos todos os custos envolvidos na confecção e entrega do recheio para o julgamento.

Poderão participar do concurso pessoas residentes no município de São Pedro de Alcântara, com mais de 16 anos.

Não poderão participar do concurso parentes em primeiro grau de jurado.

Art. 2° DOS PRAZOS E INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada nas dependências da Casa da Cultura e Turismo de São Pedro de Alcântara, cito, a rua Eduardo Freiberger Boungartner n°43, Centro, São Pedro de Alcântara.  Dos dias 16 a 29 de fevereiro, de segunda-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Art. 3° DA COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora será composta por 05 (cinco) convidados indicados pela comissão organizadora considerando o conhecimento, experiência e imparcialidade.

A comissão julgadora é soberana e sua decisão é irrevogável.

Art. 4° DA APRESENTAÇÃO DO RECHEIO E DA RECEITA

O recheio a ser julgado é o recheio tradicional que é produzido nas festas e lares do município de São Pedro de Alcântara.

O recheio deverá ser apresentado com a sua respectiva receita. A receita escrita deverá indicar a quantidade de ingredientes, técnica de preparo, rendimentos e demais dados necessários à compreensão, em redação clara e precisa, de forma legível durante a inscrição. Deverá ser informado, também, com quem o inscrito aprendeu a receita.

Estarão disponíveis pela comissão organizadora utensílios para servir as porções individuais para avaliação dos jurados. Caso haja necessidade de algum utensílio diferenciado para a apresentação deve ser providenciado pelo participante.

A participação no concurso implica na aceitação, sem reservas, de todos os artigos deste regulamento.

Todos os pratos poderão ser fotografados para eventuais montagens de painéis de divulgação, publicações, exposições, ou outro evento congênere.

Todos os participantes terão direito a um Certificado de Participação.

Art.5° DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO

É limitada a inscrição de uma receita por pessoa.

O participante deverá apresentar sua receita pronta para consumo na data, local e horário determinado para o julgamento. Caso não apresente estará automaticamente desclassificado do concurso.

A receita preparada deverá ser apresentada em quantidade suficiente para que possa ser degustada pelos jurados que serão em número de 05(cinco) pessoas. Para efeitos de classificação serão levados em consideração os seguintes parâmetros de avaliação:

– Sabor;

– Consistência;

– Aparência.

Para os efeitos de julgamento cada jurado atribuirá uma pontuação de 0 a 5, conforme tabela que segue:

  Concurso do Melhor Recheio Típico Alemão De  São Pedro de Alcântara
Nome do jurado (a):
Número de Inscrição:
Nome da pessoa inscrita:
  Parâmetros de avaliação  Pontuação de 0 a 5
Sabor 
Consistência 
Aparência 
Pontuação Total 

Ao apresentar o recheio deverá ser apresentada a receita do mesmo.

A NÃO APRESENTAÇÃO DA RECEITA IMPLICA NA REDUÇÃO DE 5 (CINCO) PONTOS DO TOTAL DE PONTOS DO SOMATÓRIO DAS NOTAS ATRIBUIDAS PELOS JURADOS.

O recheio que tiver maior pontuação no somatório das notas atribuídas pelos jurados será o vencedor.

Art. 6° DO VENCEDOR E PREMIAÇÃO

Após a avaliação será divulgado o resultado final com o anúncio do vencedor.    

O inscrito(a) que obter a maior pontuação no somatória das notas atribuídas pelos jurados será o vencedor.

Os três primeiros colocados serão premiados uma linda placa em aço latão dourado envelhecido comemorativa aos 195 anos da imigração alemão em Santa Catarina.  Os demais colocados receberão um certificado de participação.

Art. 7° Ao participar do concurso o inscrito permite a utilização e divulgação de sua receita de recheio bem como o seu registro no acervo histórico da Casa da Cultura e Turismo de São Pedro de Alcântara.

Art. 8° Os casos não detalhados neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do concurso.