Parceria entre Prefeitura de São Pedro de Alcântara e SENAC promove a elaboração do Plano Municipal de Cultura!

Ontem, foi assinada uma importante parceria entre a Prefeitura de São Pedro de Alcântara e o SENAC para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Esse plano é parte fundamental do Sistema Municipal de Cultura e visa promover o desenvolvimento socioeconômico por meio do fortalecimento do setor cultural.

O Plano Municipal de Cultura permitirá ao município gerir de forma efetiva a governança da cultura, estabelecendo diretrizes, metas e estratégias que reflitam a realidade e as necessidades da comunidade alcantarense. Com a implementação desse plano, será possível buscar recursos para o financiamento da cultura, além de promover a valorização e preservação da identidade cultural local.

A construção do Plano Municipal de Cultura seguirá uma metodologia específica, dividida em quatro etapas: Diagnóstico Situacional, Sensibilização e Mobilização, Plano de Ação e Validação das Metas. Essas etapas envolverão a participação ativa da sociedade alcantarense, por meio de seminários temáticos, fóruns de discussão e avaliação, culminando na realização da Conferência Municipal do Plano Municipal de Cultura.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto será responsável por liderar essa iniciativa, contando com a assessoria técnica do SENAC SC. As atividades terão início em julho, com a realização de encontros internos e, em agosto, ocorrerá o lançamento oficial dos trabalhos, com uma palestra online de sensibilização e mobilização.

Durante os próximos seis meses, a comunidade cultural de São Pedro de Alcântara estará engajada na construção coletiva desse planejamento municipal, visando consolidar uma política pública cultural que promova a sustentabilidade, a inclusão social e a preservação da identidade local.

#Cultura #SãoPedrodeAlcântara #PlanoMunicipaldeCultura