Comunicado de Falecimento Do Historiador e Museólogo Peninha

Filho de José Elias Coelho e Alcides Silveira, Gelci José Coelho é foi um dos guardiões da história, memória, cultura e arte de Santa Catarina. Nasceu em São Pedro de Alcântara em 10 de agosto de 1949.

A Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara presta seus sentimentos a todos os familiares. Hoje, Peninha deixará uma valiosa história de vida e muitas recordações de bons momentos.

Peninha cresceu e viveu em São José, quando se mudou para a Enseada de Brito, em Palhoça, onde mora até hoje. Com formação em História e Museologia, trabalhou desde os 21 anos até a aposentadoria na UFSC junto ao MArquE. Nesta instituição, atuou em pesquisa, guarda de acervo, exposição, gestão em museologia e se tornou, em 1996, Diretor do Museu, cargo no qual permaneceu até se desvincular da instituição, em 2008. Trabalhou com o artista, folclorista e pesquisador Franklin Joaquim Cascaes por mais de uma década, sendo seu assistente e aprendiz.

Foi artista plástico, perfomer, ator, dramaturgo, produtor de instalações urbanas como o Presépio Natural e Artesanal da Praça XV de Novembro no centro de Florianópolis. É apoiador e consultor de atividades culturais ligadas à herança dos açorianos, dos descendentes das nações africanas e indígenas que habitam o litoral catarinense, sendo também um reconhecido contador de histórias.

Seu pai , José Elias Coelho (Zé Elias) tocava acordeom. Foi sapateiro,  intendente em São Pedro de Alcântara e  responsável pela manutenção e funcionamento da Usina do Salto.

O casarão dos Coelhos, residência da família, além de salão de baile, era bar, restaurante para os viajantes, Famosas domingueiras eram realizadas no casarão.

O fogão era coordenado por Dona Bertolina Farias da Cunha esposa do Senhor Arcanjo Venâncio da Cunha. Na casa também funcionava uma espécie de hospedaria, barbearia e sapataria.

Dona Alcides costurava para uma grande freguesia e era cabelereira. Nas necessidades também realizava partos.

Segundo Peninha a primeira vez que a personagem Maricota do folguedo do Boi de Mamão se apresentou, conforme lhe contou Franklin Cascaes, foi na apresentação do famoso grupo de Boi de Mamão do Sr. Osvaldo de Coqueiros (na época a região era São José). Isso aconteceu nas comemorações do centenário da imigração alemã de Santa Catarina, no ano de 1929.

Fontes das informações: https://noticias.ufsc.br/2019/07/autobiografia-do-artista-e-servidor-aposentado-da-ufsc-peninha-sera-lancada-dia-30/