COMUNICADO: RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS – ANO LETIVO – 2022

SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS, PROFESSORES, EQUIPE EDUCACIONAL, E QUERIDOS ESTUDANTES!

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto deseja boas vindas à comunidade escolar para o retorno presencial ao ano letivo de 2022.

A princípio, o início do ano letivo estava previsto para começar no dia 09 de fevereiro, mas foi necessário fazer este adiamento para que pudéssemos finalizar a contratação do quadro de profissionais que irão atuar na Rede Municipal de Ensino, no entanto, iremos garantir o mínimo de 200 dias letivos.

Dia 14 de fevereiro de 2022. Chegou o momento do retorno às aulas, mas lembramos que, diante do atual contexto em que vivemos, ainda não estamos voltando à normalidade. E que tudo requer muita segurança, por isso precisamos manter a continuidade de algumas medidas importantes no nosso dia a dia escolar, visando o fortalecimento das medidas de prevenção diante da transmissão comunitária da Variante Ômicron do Coronavírus.

Para uma maior segurança, destacamos a importância da vacinação contra o Coronavírus (Covid-19) para as nossas crianças e adolescentes, como medida de prevenção à saúde individual e coletiva. Aliás, todas as vacinas são importantes, e por isso, devem ser valorizadas como uma forma de enfrentamento da pandemia de COVID-19, como uma medida de prevenção primária capaz de reduzir o risco de casos graves, internações e óbitos pelo Coronavírus.

O uso de máscaras será obrigatório durante todo o período de permanência na escola e também no transporte escolar. Claro que esse procedimento deve estar presente também em outros ambientes de convivência coletiva, o respeito às regras de segurança devem acontecer dentro e fora das escolas.

Quanto à utilização do transporte escolar, solicitamos que apenas aqueles que realmente não tenham condições de ir caminhando, de utilizar bicicletas ou que os pais não possam levá-los até a escola, façam uso do transporte escolar.

Devemos lembrar sempre que no ambiente escolar deverá ser mantido um distanciamento social seguro para evitar aglomeração, como também o uso de máscaras, a adequada higienização das mãos com álcool em gel e praticar a etiqueta respiratória, entre outros cuidados.

No momento de entrada na sala de aula, deverão higienizar novamente as mãos e ocupar sempre o mesmo local determinado pela escola. Todos os profissionais e estudantes devem prezar pelos cuidados próprios de higiene e segurança como também pelo ambiente em que estão convivendo.

Somente durante a alimentação, poderão retirar as máscaras, lembrando que estas devem ser trocadas sempre que necessário.

Ao final da aula também deve ser respeitado o distanciamento social seguro para a saída da escola e para o embarque nos transportes escolares. E sempre com o uso das máscaras.

Salientamos aos pais e/ou responsáveis sobre a importância de observarem seus filhos quanto ao aparecimento de sinais e sintomas de Síndrome Gripal (SG), caracterizada por: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, congestão ou obstrução nasal, falta de ar, dor no corpo, lesões na pele, diarreia, vômito, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. E, nestes casos, o atendimento médico deverá ser procurado para maiores orientações, como também, devem informar as Unidades Escolares e devem manter os filhos em casa quando estiverem doentes ou apresentarem sintomas gripais. Demais orientações serão fornecidas pelas Unidades Escolares, as quais serão constantemente reforçadas por todos os envolvidos no processo educacional.

Precisamos colaborar e acreditar que tudo vai dar certo. Precisamos cuidar da vida, cuidar do outro e cuidar da escola.

Bom retorno a todos e que tenhamos um excelente ano letivo.

Charles da Cunha                                        Rosangela Maria Laurentino

Prefeito Municipal                                Secretária de Educação, Cultura e Desporto.