EDITAL DE ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE FUNÇÃO NO CARGO DE PROFESSOR HORISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA Nº 01/2023/EDUCAÇÃO

EDITAL DE ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE FUNÇÃO NO CARGO DE PROFESSOR HORISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA Nº 01/2023/EDUCAÇÃO

 

Fixa datas e estabelece os procedimentos para o Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa aos Integrantes do Cargo Efetivo de Professor Horista do Quadro do Magistério Público Municipal de São Pedro de Alcântara/SC.

 

O Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento – designado para exercer as funções de Secretário de Educação, Cultura e Desporto – comunica que estarão abertas, de 10/02/2023 a 14/02/2023, as inscrições para o Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa aos ocupantes dos Cargos de Professor Horista do Quadro do Magistério Público Municipal de São Pedro de Alcântara/SC.

Considerando a existência da vaga excedente de Professor Horista de Língua Portuguesa no Quadro do Magistério Público Municipal;

Considerando que há servidor público municipal concursado que manifestou interesse pela mudança para disciplina de Língua Portuguesa;

Considerando a previsibilidade de Concurso Público Municipal, no segundo semestre de 2023, para o ingresso de novos servidores no Quadro do Magistério;

Considerando o art.11, II “a” da Lei Complementar nº 08/1998;

   Considerando os cinco princípios básicos da Administração Pública presentes no artigo 37 da Constituição     

   Federal de 1988: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

   

  1. DO CONCURSO                                                                                                                                         

1.1. Poderá participar do Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa o servidor efetivo ocupante do cargo de Professor Horista do Quadro do Magistério Público Municipal de São Pedro de Alcântara/SC.

1.1.1. O servidor readaptado não poderá participar deste Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa.

1.1.2. O servidor em estágio probatório não poderá participar deste Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa.

1.2. No ato da inscrição, o candidato demonstrará ciência de que passará a ser Professor Horista de Língua Portuguesa, deixando excedente a vaga na disciplina para a qual se efetivou por Concurso Público.

1.3. O servidor, quando da publicação da portaria de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa, passará a ser o Professor Horista Efetivo da Disciplina de Língua Portuguesa.

1.4. Para participar do presente Edital de Concurso de Alteração Definitiva, o servidor deve possuir Curso Superior em Licenciatura Plena com Habilitação para a Disciplina de Língua Portuguesa.

1.5. O tempo de serviço como professor efetivo da Rede Municipal de São Pedro de Alcântara será computado até a data de 09 de fevereiro de 2023.

2.

2. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa serão efetuadas presencialmente pelo servidor interessado no local e na data espeficados no cronograma do Anexo I.

2.1.   As inscrições serão gratuitas.

2.3   O candidato deverá entregar, no momento da inscrição, as cópias dos seguintes documentos: Diploma e Histórico Escolar de Graduação em Curso  Superior com Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa; Títulos de Escolaridade, se tiver; Tempo de serviço efetivo no  Magistério Público Municipal (constando o período de início e tendo como data fim o dia 09 de fevereiro de 2023); e Identidade, para comprovação da classificação, assim como, trazer os originais dos documentos para comprovação.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1.    As inscrições que preencherem todas as condições deste Edital serão homologadas e deferidas pela autoridade competente após o encerramento do prazo de inscrição que também consta no cronograma (Anexo I).

3.2.  O ato de homologação das inscrições deferidas e a relação das inscrições indeferidas serão publicados em

documento afixado no Mural Público da Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara/ SC e no site oficial        

do município www.pmspa.sc.gov.br.

3.3.  O prazo para a interposição de recursos está especificado no cronograma do Anexo I, das 9h às 10h, na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto – Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara/SC. Após esse prazo e a análise                        dos recursos, será divulgado resultado final do certame.

4. DA CLASSIFICAÇÃO

   4.1 Havendo dois ou mais candidatos para uma mesma vaga no âmbito do magistério (Professor    

   Horista), serão obedecidos os seguintes critérios de       classificação:

1º) Maior titulação na área da Educação, na seguinte ordem: Doutorado, Mestrado e Especialização;

2º) Maior tempo de serviço no Magistério Público da Rede Municipal de Ensino de São Pedro de Alcântara;

3º) Maior idade;

4.1.2 Em caso de empate, será realizado sorteio.

4.2 As cópias dos documentos (Diploma de Curso  Superior com Licenciatura Plena na área; Documento comprobatório de maior titulação, se tiver; Comprovante de Tempo de serviço no Magistério Público Municipal, constando o período de início e tendo como data fim o dia 09 de fevereiro de 2023; e Identidade), deverão ser entregues no ato      da inscrição para este Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa, juntamente com as originais para conferência (ficarão retidas  somente as cópias);

4.3 Os documentos serão relacionados em formulário próprio com assinatura do candidato e do responsável    pelo recebimento.

4.4 A constatação de qualquer irregularidade ou falsidade de documento apresentado na classificação implicará na imediata desclassificação do candidato sem prejuízo das sanções legais.

4.5 A comprovação de Tempo de serviço será avaliada mediante apresentação de Certidão específica, emitida pelo órgão correspondente.

4.6 A certidão não poderá conter rasuras.

5. DOS RECURSOS

5.1.   É admitido recurso quanto a divergências:

a) A não homologação ou indeferimento da inscrição com sua respectiva classificação que está especificado no cronograma do Anexo I.

5.2.   Somente será apreciado o recurso expresso em termos convenientes e que apontar a(s) circunstância(s)

que o justifique.

5.2.1 A comunicação do julgamento do recurso será realizada por e-mail, assim, para conhecimento do recurso, além das razões de recorrer, deverá o recorrente declinar o seu e-mail.

5.3.   O recurso deverá ser entregue na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto no horário de expediente, para julgamento que está especificado no cronograma do Anexo I.

6. DO RESULTADO FINAL

6.1 O Resultado Final será divulgado, conforme o cronograma do Anexo I, no site: www.pmspa.sc.gov.br   e também no Mural Público da Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara/SC.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1.As publicações sobre este Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa serão afixadas no Mural Público da Prefeitura de São Pedro de Alcântara/SC e no endereço eletrônico: www.pmspa.sc.gov.br

8.2. Os casos não previstos no presente Edital, no que tange à Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa em questão serão resolvidos      pelo Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento.

8.3. O Chefe do Poder Executivo de São Pedro de Alcântara/SC poderá, antes da homologação, suspender, anular ou cancelar o Processo de Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa mediante casos especiais e fortuitos, não assistindo aos candidatos nenhum direito a reclamações.

8.4. O Foro para dirimir qualquer questão relacionada com o presente Processo de Concurso de Alteração Definitiva para a Disciplina de Língua Portuguesa é o da Comarca de São José/SC.

8.5. Integram o presente Edital, para todos os fins e efeitos, os seguintes anexos: ANEXO I – Cronograma;

ANEXO II – Atribuições do Cargo;

ANEXO III – Comprovante de Entrega de Documentos para Classificação.

8.6    Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

 

São Pedro de Alcântara/SC, 09 de fevereiro de 2023.

 

 

 

 

                                                   Felipe Pereira Rodrigues

Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento

 

 

 

  Charles da Cunha

Prefeito Municipal

 

 

 

                                                                                          

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

EDITAL DE CONCURSO DE ALTERAÇÃO DEFINITIVA PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA N° 01/2023/EDUCAÇÃO   CRONOGRAMA

CRONOGRAMA

DATA

OBSERVAÇÕES

Publicação do Edital

09/02/2023

No Mural Público da Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara/SC, no diário Oficial dos Municípios – DOM/SC e no site www.pmspa.sc.gov.br

Inscrições com apresentação dos documentos solicitados no Edital.

 

10 a 14/02/2023

No período vespertino, das 13h às 15h.

Na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de São Pedro de Alcântara/SC.

Publicação do Resultado Preliminar

 

14/02/2023

Até às 17h

No Mural Público da Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara/SC e no site www.pmspa.sc.gov.br

Período para recursos

 

15/02/2023

08h às 12h

Na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de São Pedro de Alcântara/SC.

Publicação do Resultado Final

 

15/02/2023

Até às 17h

No Mural Público da Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara/SC e no site www.pmspa.sc.gov.br

 

 

ANEXO II

ATRIBUIÇOES DO CARGO

DENOMINAÇÃO: PROFESSOR

  1. Ministrar aulas, garantindo a efetivação do processo ensino-aprendizagem.
  2. Executar o trabalho diário de forma a se vivenciar um clima de respeito mútuo e de relações que conduzam à aprendizagem.
    1. Elaborar programas, planos de curso e planos de aula no que for de sua competência.
    2. Avaliar o desempenho dos alunos, atribuindo-lhes notas ou conceitos nos prazos fixados.
    3. Manter com os colegas o espírito de colaboração e solidariedade, indispensável à eficiência da obra educativa.
    4. Cooperar com os Serviços de Orientação Educacional e Supervisão Escolar, no que lhecompetir.
    5. Promover experiências de ensino-aprendizagem diversificadas para atender diferençasindividuais.
    6. Promover recuperações preventivas e/ou atividade de complementação, aperfeiçoamentoe aprofundando, conforme exigências dos diagnósticos de avaliações.
    7. Colaborar e comparecer, pontualmente, às aulas, festividades, reuniões pedagógicas, conselhos, atividades extra-classe, treinamentos, palestras e outras promoções, desde que convocado pelo Diretor.
      1. Cumprir e fazer cumprir fielmente, os horários e calendário escolar.
      2. Zelar pela disciplina dentro e fora da sala de aula.
      3. Realizar com clareza, precisão e presteza, toda escrituração referente à execução daprogramação, frequência e aproveitamento dos alunos.
        1. Dar condições para a manutenção da saúde física e psíquica dos alunos.
        2. Zelar pela conservação, limpeza e o bom nome da escola.
        3. Advertir, repreender e encaminhar aos serviços competentes, casos de indisciplina.
        4. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos e comunicar as ocorrências à Direção ou aoServiço de Orientação Educacional.

 

  1. Participar e/ou organizar reuniões com os pais de seus alunos.
  2. Executar as normas estabelecidas no regimento escolar, nas diretrizes emanadas dosórgãos superiores e legislação federal, estadual e municipal.
    1. Desempenhar outras tarefas relativas à docência.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

             

 

 

 

 

 

  ANEXO III   EDITAL DE CONCURSO DE ALTERAÇÃO DEFINITIVA PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA N° 01/2023/EDUCAÇÃO

 

COMPROVANTEDEENTREGADE DOCUMENTOS PARA CLASSIFICAÇÃO

CARGO: Professor Horista Língua Portuguesa

 

Nome:                                                              _________________

Telefone:                                                         

Inscrição:                                 

Função: ___________________________

Declaro que recebi de __________________________________________, os seguintes documentos, para avaliação na computação de pontos para a prova de títulos, de acordo com o Edital de Chamada Pública nº 02/2023/EDUCAÇÃO. (Para a comprovação do Tempo de Serviço, deverá ser apresentada  Certidão específica, emitida pelo órgão correspondente ou Carteira de trabalho, contendo o período de início e término do vínculo).

– Título de Doutorado (  ) Sim    (  ) Não
– Título de Mestrado (  ) Sim    (  ) Não
– Título de Especialização (  ) Sim   (  ) Não

– Diploma e Histórico Escolar de Licenciatura na área exigida (  ) Sim   (  ) Não

– Tempo de Serviço no      Magistério público na Rede Municipal de Ensino de São Pedro de Alcântara (  ) Sim – totalizando ­­­­______ meses   (  ) Não

– Identidade ( ) Sim ______anos   (  ) Não.

 

São Pedro de Alcântara/SC,                           de                         de 2023.

 

 

 

Assinatura do responsável pelo recebimento

Assinatura do candidato